quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A DITADURA MILITAR E O MOVIMENTO OPERÁRIO BRASILEIRO

A DITADURA MILITAR E O MOVIMENTO OPERÁRIO BRASILEIRO


Na década de 1970, o Brasil vivenciava um período de grandes tensões nos campos político e econômico. Por um lado, o governo controlado pelos militares exprimia uma estrutura de poder autoritária que desapontava os anseios de uma significativa parcela da população brasileira. Por outro, a economia enfrentava números alarmantes após a deflagração das duas crises petrolíferas que atingiram o mercado internacional em cheio.

Na passagem dos governos Geisel e Figueiredo, entre os anos de 1978 e 1979, várias medidas foram tomadas com o objetivo claro de estabelecer o gradual fim do regime militar. Aproveitando dessa situação, vários metalúrgicos da região do ABC paulista organizaram uma enorme paralisação que reivindicava o reajuste dos salários de acordo com a variação dos índices inflacionários. Nesse momento, após vários anos de forte repressão, a classe trabalhadora parecia se rearticular.

Para demonstrar uma faceta do impacto causado por este fato de dimensões históricas, o professor pode realizar um interessante trabalho de interpretação com uma canção de Chico Buarque de Holanda e Novelli. Intitulada “Linha de Montagem”, a sugestiva canção oferece os seguintes versos: 



Linha linha de montagem
A cor e a coragem
Cora coração
Abecê abecedário
Ópera operário
Pé no pé do chão (...)
Na mão, o ferro e a ferragem
O elo, a montagem do motor
E a gente dessa engrenagente
Dessa engrenagente
Dessa engrenagente
Dessa engrenagente sai maior (...)
Gente que conhece a prensa
A brasa da fornalha
O guincho do esmeril
Gente que carrega a tralha
Ai, essa tralha imensa,
Chamada Brasil (...)


(Chico Buarque & Novelli. Linha de montagem. Compacto Show 1º de maio, Philips, 1980)


Por meio dessa canção, o docente pode construir uma interessante atividade de interpretação documental. Primeiramente, tomando as informações autorais, grife a relação presente entre o conteúdo da música e o dia em que ela é a apresentada ao público. Sem dúvida a apresentação de “Linha de Montagem” no “Show 1º de maio” se trata de uma clara homenagem aos trabalhadores. 

A partir de então, questionar com os alunos quem são os trabalhadores retratados nessa canção. Por meio de vários indícios, é possível estabelecer vínculo entre a obra e o movimento grevista de 1979. Nos versos “Abecê abecedário/ Ópera operário”, o aluno pode identificar a intenção de se homenagear os participantes do movimento grevista recém-articulado. Além disso, na passagem “Gente que conhece a prensa/ A brasa da fornalha/ O guincho do esmeril” temos claras referências ao cotidiano dos siderúrgicos.

Ao finalizar a análise, questione aos alunos se, caso não tivessem conhecimento das manifestações da época, seriam capazes de decifrar a mensagem da canção. Na medida em que estes respondem negativamente, o professor pode ainda fazer uma breve explanação sobre a ação e o papel da censura contra as manifestações artísticas da época e de que forma isso influenciava no processo criativo dos compositores.


Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

ATIVIDADE PROPOSTA

Fazer um debate sobre as greves de 1979 por meio da canção de Chico Buarque e Novelli.



4 comentários:

  1. A ditadura sem dúvida nos deixou ótimos exemplos do ponto de vista intelectual e cultural, mesmo com todos os censores, autores conseguiam burlar o sistema e deixar seu legado.

    ResponderExcluir
  2. Na luta pelo fim da ditatura o povo foi para as ruas, lutou, brigou por um bem comum. Hoje somos um povo acomodado que olhamos apenas para nós. (Comentado por Marcela Santos)

    ResponderExcluir
  3. É interessante ver que mesmo com todos os percalços vividos na Ditadura Militar Brasileira algumas vozes se levantavam contra o Regime.O post faz uma sincronia perfeita denotando um pouco da resistência no período.

    Wenner Luiz Santana Nunes

    ResponderExcluir
  4. A Ditadura e um capitulo importante da historia do Brasil, todo professor deve dominar o assunto para explorar o máximo em sala de aula.
    Fernanda Ribeiro Rodrigues
    Blog HistoryFuncab.blogspot.com.br

    ResponderExcluir